Feriado de Tiradentes em Ilhabela

Quarta-feira, feriado de Tiradentes, nada para fazer... o sol brilhando forte... pronto! Já temos o que fazer! Um dia excelente para mergulhar! Eu e a patroa arrumamos o equipamento em 10 minutos e, três horas e meia depois (saindo de Mairiporã, SP) chegamos em Ilhabela.
O ponto escolhido para os mergulhos foi a Praia do Portinho, um pouco depois da Ilha das Cabras, à direita para quem sai da balsa. A estrutura dessa praia é muito boa para mergulhadores, pois tem chuveiro (mas não com água quente), um estacionamento pequeno mas que quebra um galhão por não ser de terra e muita área para descansar.
Fizemos o primeiro mergulho às 15:00h, entrando pela praia. A temperatura da água estava em 26 graus e a visibilidade em uns 5m. Fomos até um pequeno parcel a uns 30m de distância da praia, um local raso com 5m de profundidade e com muita vida marinha. Vimos barrigudinhos, baiacus, garoupinhas, cardumes de paratis, muitas aranhas-do-mar e caranguejos, salemas e marimbás.
Salema em Ilhabela
Um mergulho bem tranquilo e ótimo para fotos, principalmente em macro.
Depois de uma hora de mergulho e com meio cilindro de ar restando, saimos para um descanso e um lanche antes do noturno.
Entramos de novo na água às 17:30, com o sol já se pondo. Voltamos ao mesmo parcel e, quando já estava totalmente escuro dentro do mar, nos deparamos com um peixe-morcego! Eu chamando minha esposa para ver um outro peixe qualquer e, quando olho para ela, vejo seus olhos arregalados e seus braços agitados como quem acaba de descobrir que ganhou na loteria! Aí ela aponta o bicho para mim e minha reação e a mesma dela!
O estranhíssimo peixe-morcego

O peixe-morcego é um animal que impressiona pela estranheza. Ele tem um bico como se fosse um nariz, duas patas dianteiras e usa as nadadeiras traseiras também como patas. Quando o bicho começou a andar pela areia vindo na nossa direção, a sensação de surpresa foi maior ainda!
Depois de uns 40 minutos resolvemos encerrar o mergulho. Lavamos o equipamento no chuveiro da praia e, às 20:00 entramos na balsa, voltando para Mairiporã. Um bate-e-volta sem canseira para aproveitar um feriado bem no meio da semana e curtir um mergulho excelente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário