Práticas Seguras no Mergulho

Como já comentei em um post anterior, o mergulho é um esporte que pode trazer riscos à saúde de seus praticantes. Por isso, fazer um curso de mergulho é mais do que necessário. Durante o curso, o aluno aprenderá como mergulhar em segurança, aproveitando melhor a aventura do mergulho.
E para que a segurança seja garantida, é importante seguir algumas práticas que, com o tempo, acabam até mesmo melhorando a qualidade de vida dos mergulhadores. Vamos a alguns exemplos dessas práticas:

-Mantenha um ritmo de vida saudável. Faça exercícios físicos regularmente e alimente-se seguindo uma dieta adequada. Evite o consumo de bebidas alcoólicas pelo menos um dia antes do mergulho e não fume pelo menos duas horas antes e depois do mergulho.


-Mergulhe dentro dos seus limites. Cada pessoa tem um ritmo diferente, então siga sempre o seu próprio ritmo. Não faça nada acima da sua capacidade física e mantenha um ritmo calmo durante o mergulho.

-Planeje o mergulho com a sua dupla. Defina qual o objeto do mergulho (tirar fotos, visitar um naufrágio, etc), os sinais manuais para comunicação, o que fazer caso se separem dentro da água e qual o limite de ar para encerrar o mergulho.

-Faça uma checagem antes do mergulho. Verifique se o equipamento está adequado e bem preparado, evitando que algum problema aconteça em qualquer etapa do mergulho.

-Conheça o ponto de mergulho com antecedência. Se for mergulhar em um ponto desconhecido, a melhor saída é pedir o acompanhamento de um guia que conheça o local. O guia fornecerá informações sobre as técnicas a serem utilizadas, pontos de interesse e cuidados a serem tomados.

-Escolha a roupa de mergulho de acordo com a temperatura da água e vista a roupa no momento adequado, de acordo com a temperatura do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário